Add your feed to SetSticker.com! Promote your sites and attract more customers. It costs only 100 EUROS per YEAR.

Title


Description

TAG 15/20


Your domain [ rss | feed ]


Pleasant surprises on every page! Discover new articles, displayed randomly throughout the site. Interesting content, always a click away

Foz ao Minuto

A melhor informação é dada ao minuto

Município de Pombal cancela eventos culturais até 30 de junho 18 Apr 2020, 3:49 pm





Face à atual situação de emergência relacionada com a pandemia de COVID-19, o Município de Pombal decidiu cancelar os eventos culturais agendados até ao dia 30 de junho. O ciclo de stand-up comedy, agendado para os meses de abril e maio, fica suspenso, ficando o seu possível reagendamento em aberto, consoante a evolução da pandemia e as orientações que vierem a ser emanadas pela Direção Geral de Saúde. Já os eventos “De Volta à Praça” (agendado para 1 de maio), “Caminhos de Leitura – XVIII Encontro de Literatura Infantojuvenil” (4 a 6 de junho) e Marchas de Santo António têm as suas edições de 2020 canceladas. O Pelouro da Cultura encontra-se a avaliar a programação cultural para o ano de 2020, sendo as eventuais alterações oportunamente divulgadas. O Município de Pombal apela aos vários agentes culturais e entidades do concelho que avaliem as suas programações culturais e recreativas, tendo como prioridade a salvaguarda da saúde pública e as orientações das autoridades de saúde e proteção civil.

CTCV produziu e entregou viseiras ao Hospital Distrital da Figueira da Foz e Bombeiros Voluntários de Coimbra 18 Apr 2020, 1:53 pm







Num período crítico de luta contra a pandemia, depois de ter entregue 30 viseiras ao Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra (CHUC), o CTCV – Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro continua a contribuir na luta contra o COVID-19. 

Este Centro Tecnológico continua a produzir viseiras, desta vez com destino a outras entidades. Nos últimos dias, o CTCV produziu 44 viseiras, entregues a algumas IPSS, ao Hospital Distrital da Figueira da Foz, aos Bombeiros Voluntários de Coimbra, entre outras entidades. 


Depois dos pedidos de auxílio, criadas através da tecnologia de impressão 3D, as viseiras foram bem recebidas pelas entidades que as receberam. Durante as próximas semanas, o CTCV prevê continuar a produzir mais viseiras e, desta forma, auxiliar todas as entidades em perigo iminente de contágio. Assim, continua a receber pedidos de ajuda e, apesar de não produzir em grande escala, tentará responder e enviar mais viseiras a entidades portuguesas que necessitem deste tipo de materiais preventivos. Através de comunicado O CTCV convida «todas as empresas, que se queiram aliar na produção de materiais para combater o COVID-19, a preencher este formulário e, desta forma, concretizar uma relação de parceria, enquanto dura a pandemia. As entidades que se encontrem na linha da frente no combate ao vírus ou que estejam em risco eminente de contágio, podem concretizar o pedido de viseiras através do e-mail centro@ctcv.pt» .

COVID-19: Cientistas da UC avaliam as consequências da pandemia na família e na comunidade, em Portugal e no mundo 18 Apr 2020, 1:50 pm






Uma equipa de investigadores do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) da Universidade de Coimbra (UC), coordenada pela professora catedrática Paula Santana, está a realizar um questionário de âmbito mundial com o objetivo de compreender e avaliar as consequências que a pandemia de COVID-19 está a ter nas relações familiares, sociais e comunitárias. Este questionário online, disponível em: https://surveys.uc.pt/index.php/992535?lang=pt, tem «tradução em 13 línguas esperando, desta forma, conseguir chegar a indivíduos de diferentes territórios do mundo, com idade igual ou superior a 18 anos», refere a responsável pela equipa de investigação, apelando à participação dos cidadãos. «Para além das características do indivíduo, da habitação e da área envolvente, queremos avaliar de que forma os contextos de vida, trabalho/estudo e lazer e o acesso e utilização de cuidados de saúde estão a ser afetados pela pandemia de COVID-19. Outro aspeto relevante, que sairá das respostas a este questionário, é relativo à perceção dos cidadãos sobre o papel das autarquias na minimização dos impactos sociais e económicos», destaca Paula Santana. cristina.pinto@uc.pt +351 239 700636 P. 2 / 2 A equipa garante a confidencialidade dos dados e o anonimato dos inquiridos. «Não haverá qualquer divulgação ou comunicação de resultados individuais. Os dados recolhidos serão exclusivamente utilizados para fins de investigação científica fundamental e aplicada», esclarece a coordenadora do estudo.

Montemor-o-Velho | Tablets e routers/hotspots 4g promovem igualdade para alunos do concelho 18 Apr 2020, 1:46 pm





A educação e os jovens continuam a ser uma das prioridades do Município de Montemor-o-Velho. Para fazer face à situação que o mundo enfrenta, a Câmara Municipal vai adquirir mais de meia centena de tablets e uma centena de hotspots 4g para que os alunos que não têm esses equipamentos possam continuar a desenvolver as suas competências. "Um investimento de mais de 13 mil euros para continuarmos a dar as melhores respostas à comunidade escolar concelhia, na busca da redução das assimetrias sociais que esta situação acentuou”, sublinhou Emílio Torrão. Para o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, “a medida, desenvolvida em estreita articulação com Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho (AEMOV), quer continuar a construir um ambiente educativo e de aprendizagem mais equitativos, fazendo com que os alunos tenham as mesmas oportunidades para desenvolverem as suas competências”. O levantamento das necessidades efetuado pelo AEMOV permitiu identificar mais de quatro dezenas de crianças do 1º ciclo do ensino básico sem acesso a computador ou tablet. Crianças que vão poder, assim, usufruir dos equipamentos necessários para acompanhar o processo letivo à distância agora implementado. Tendo ainda em atenção o esforço de gestão que o AEMOV está a fazer, com a cedência de equipamentos a alunos do 2º ciclo ao secundário, a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho vai assegurar as necessidades ao nível de acesso à internet aos alunos de todos os ciclos de ensino, desde o 1º CEB até ao ensino secundário. Neste sentido, a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho vai ceder os equipamentos por forma a que os alunos e alunas possam acompanhar os conteúdos lecionados no 3º período escolar em suas casas. Recorde-se que o último período do ano letivo de 2019/2020 vai decorrer, no ensino básico, sem atividades letivas presenciais, sendo reforçado com o apoio de emissão televisiva de conteúdos programáticos, conforme determinado pelo Decreto-Lei 14-G/2020, de 13 de abril.

Município da Figueira da Foz promove aulas de exercício físico online 18 Apr 2020, 1:44 pm





«Atendendo ao surto pandémico da Covid-19, e de forma a proteger os seniores frequentadores das aulas do Qualidade de Vida - programa municipal de atividade física para maiores de 60, em funcionamento há cerca de 17 anos, o Município suspendeu as aulas presenciais no passado dia 13 de março. Consciente da importância que a prática regular de atividade física assume na manutenção e melhoria da qualidade de vida dos seus munícipes, e como meio de mitigar o isolamento e o sedentarismo neste difícil período que atravessamos, o Município retoma hoje, 16 de abril, as aulas, contudo por via digital. Todas as terças e quintas-feiras, serão publicados, na página de facebook do Município www.facebook.com/municipio.figueiradafoz/ vídeos com aulas de atividade física dirigidas em particular à população maior de 60 anos de idade, mas que podem ser utilizadas por qualquer munícipe que queira manter-se ativo nesta fase de isolamento. Os vídeos ficarão também disponíveis no canal de You Tube do Município: www.youtube.com/user/CMFigueiradaFoz Lembramos que o Programa abrange atualmente 13 centros de atividade, distribuídos pelas Freguesias de Alqueidão, Buarcos e São Julião, Lavos, Moinhos da Gândara, São Pedro e Tavarede, num total de aproximado de 250 inscritos»

Município de Pombal doa refeições aos bombeiros durante a pandemia de COVID-19 18 Apr 2020, 1:38 pm



O Município de Pombal encontra-se a fornecer almoços aos Bombeiros Voluntários de Pombal, durante o período de contingência relacionado com a pandemia de COVID-19. Nos procedimentos de contingência do Corpo de Bombeiros de Pombal inclui-se a obrigatoriedade de os efetivos fazerem as suas refeições no quartel, pelo que o Município decidiu fornecer almoços, confecionados no Refeitório Municipal. O apoio alimentar aos Bombeiros Voluntários de Pombal nas fases mais críticas da sua atuação constitui uma prática habitual do Município de Pombal, que o atribui anualmente no período crítico de incêndios florestais e que considerou de toda a pertinência estender à situação que se vive. Este apoio é um reconhecimento pela entrega e abnegação com que os Bombeiros se disponibilizam para, nas fases mais desafiantes para a nossa comunidade, estar ao serviço do próximo.

DNM&Associados oferece viseiras ao Município de Pombal 18 Apr 2020, 1:37 pm






A sociedade de advogados DNM&Associados doou 100 viseiras ao Município de Pombal, para cedência às várias entidades de apoio social e proteção civil do concelho. Com esta doação, a sociedade junta-se à onda de solidariedade que tem mobilizado várias empresas pombalenses, para dotar de Equipamentos de Proteção Individual os profissionais que estão na linha da frente no combate à pandemia de COVID-19. Mário Diogo, advogado pombalense sócio da DNM, manifestou a sua disponibilidade para continuar a contribuir para a causa que “nos mobiliza a todos e que nos levou a encontrar uma forma de produzir viseiras, que temos doado a diversas entidades”. O Presidente da Câmara Municipal de Pombal, Diogo Mateus, agradece a doação, realçando que “a mobilização da nossa comunidade tem sido exemplar e demonstra bem a capacidade que temos de nos unir quando é mais necessário. A contenção que temos conseguido fazer da pandemia deve-se especialmente ao comportamento exemplar dos cidadãos e à onda de solidariedade que se criou. É assim, com todos, que vamos vencer mais esta dificuldade”.

18.091 casos em Portugal e 14 na Figueira da Foz (COVID-19) 15 Apr 2020, 2:57 pm





O último balanço da DGS dá conta de 599 mortes e 18.091 casos de infecção pelo novo coronavírus em Portugal, e 14 casos positivos na Figueira da Foz. Registam-se mais 32 óbitos e 643 casos em relação a ontem.  A nível mundial, o número de infectados já ultrapassou os dois milhões.

15 472 casos em Portugal e 13 na Figueira da Foz (COVID-19) 10 Apr 2020, 2:45 pm





Numa altura em que o Presidente da República quer renovar o estado de emergência até 1 de maio. Portugal regista 435 mortos associados à Covid-19, mais 26 do que ontem. Há também mais 28 doentes recuperados. No total Portugal já teve 15. 472 casos de infecção em todo o país, e na Figueira da Foz, são 13 os casos confirmados.


Dados relativos ao boletim da DGS de 10/4/2020, 12:00.

COVID-19: Junta de Freguesia de Quiaios aprovou conjunto de medidas de apoio à comunidade 10 Apr 2020, 2:36 pm




A Junta de Freguesia de Quiaios, após reunião do Executivo ocorrida na passada terça-feira, dia 7 de abril, aprovou um conjunto de medidas de apoio à comunidade, no quadro das suas competências, que visam complementar as respostas do Estado e do Município da Figueira da Foz às instituições locais, empresas e famílias, face ao severo impacto da pandemia epidemiológica provocada pelo vírus SARS-CoV2 e pela doença COVID-19 nas condições socioeconómicos da comunidade, leia na íntegra as medidas tomadas pela JF de Quiaios:

1. Apoio financeiro imediato, de natureza pontual, à Casa do Povo de Quiaios, no valorde 3 RMMG, para reforço da sua capacidade financeira na resposta à pandemia, uma vez quea instituição, pelas respostas sociais que oferece, está particularmente exposta aos seus efeitos,geradores de situações de sobrecarga financeira e operacional.2. Reembolso, a título de apoio financeiro, dos encargos com água e eletricidadeassumidos pelas associações e coletividades da freguesia, nos meses de março, abril emaio de 2020, para consumos verificados exclusivamente nos edifícios sede, dada a suspensãodas atividades associativas e a consequente perda de capacidade para a angariação de receitaspróprias.3. Moratória ao pagamento e redução de 40% sobre o valor das rendas dos espaços e/ouequipamentos concessionados propriedade da Freguesia de Quiaios que, por imposiçãolegal, se viram forçados a suspender a atividade, pelo período em que vigorar a referidasuspensão.4. Reforço do apoio a famílias economicamente desfavorecidas ou debilitadas, através dasseguintes ações concretas:a) Criar uma linha de apoio de emergência social, que terá como objetivo receber os pedidosde ajuda, sinalizar os casos emergentes, prestar aconselhamento social e proceder aoencaminhamento das situações detetadas para respostas sociais adequadas;b) Garantir respostas de emergência para situações de severa crise económica, que comportemsituações de fome ou de graves necessidades alimentares, em articulação com IPSS’s ouequiparadas;c) Reforçar o apoio alimentar, através de cabazes básicos.5. Abreviação dos prazos de pagamento a fornecedores de bens e serviços, reduzindo aomínimo indispensável o momento entre o fornecimento (disponibilização dos bens e serviçosà Freguesia) e o pagamento.6. Isenção das taxas de inumação para óbitos por COVID-19.
Estas medidas têm um significativo impacto no orçamento da Freguesia, mas, ainda assim, aemergência nacional e o compromisso assumido com a comunidade exigem-nos este esforçoadicional.Embora o Orçamento e o Plano Purianual de Investimento para 2020 não tenha sido aprovadopela Assembleia de Freguesia, o Executivo não deixará de, ainda que condicionado às limitaçõeslegais, continuar a apoiar a população da Freguesia.
Quiaios, 8 de abril de 2020A Presidente da Junta de FreguesiaMaria Fernanda Marques Lorigo

13.141 casos em Portugal e 9 na Figueira da Foz (COVID-19) 8 Apr 2020, 1:18 pm

Retirado de covid19.min-saude.pt




Numa altura em que último balanço da DGS dá conta de 380 mortes e 13 141 casos de Covid-19 em Portugal. Mais 35 óbitos e 699 infectados em relação a ontem. O número de infectados no concelho da Figueira da Foz continua a registar 9 casos confirmados de infectados com o novo corona vírus, segundo informa o seguinte endereço: https://covid19.min-saude.pt/.


*Informação verificada, dia 8 de Abril pelas 14h00.

Montemor-o-Velho prepara Centros de Acolhimento Temporário 8 Apr 2020, 1:10 pm





A Câmara Municipal de Montem​or-o-Velho, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, encontra-se a preparar dois Centros de Acolhimento Temporário (CAT) e um Centro de Apoio Logístico (CAL) para fazer face à pandemia da COVID-19. A funcionar em algumas das salas do Centro Educativo de Montemor-o-Velho e no pavilhão multiusos da escola sede do AEMOV – Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, os dois CAT vão estar preparados para acolher, temporariamente, pessoas não contaminadas com COVID-19 provenientes de lares e IPSS’s do concelho, tendo a capacidade para acomodar até 25 pessoas com mobilidade reduzida e 80 pessoas com mais autonomia. A Autarquia liderada por Emílio Torrão está ainda a preparar um CAL com capacidade para 50 camas prontas para servir os profissionais e operacionais ao serviço no concelho. “Estamos perante um tempo de exceção e, por isso, continuamos, com determinação, a trabalhar todos os dias em prol da proteção e segurança de todos os Munícipes”, referiu o edil montemorense, no decorrer da visita técnica realizada com Delegado de Saúde aos três espaços, no dia 7 de abril. Com palavras de incentivo e de agradecimento “a todos os que diariamente contribuem para combater a pandemia, desde os munícipes que dão o exemplo e cumprem o distanciamento social até todos aqueles que estão na linha da frente a combater o vírus”, o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho sublinhou: “Estamos todos a dar o nosso melhor e, neste sentido, desejo que as camas, os colchões, os lençóis ou os cobertores não cheguem a ser usados”. “Tenho a certeza que o nosso forte espírito de comunidade e a nossa capacidade de reagir ao desconhecido são armas que nos vão ajudar a vencer a COVID-19. Esta é uma luta com várias frentes de batalha e que nos impele a sermos maiores que a soma das nossas vontades”, reforçou. Recorda-se que durante o fim-de-semana o trabalho de preparação dos centros decorreu com a preparação de mais de uma centena de camas de campanha e a recuperação de 23 camas articuladas, de modo a responder a qualquer evacuação no concelho que possa vir a ser necessária.


PSP deteve na Figueira da Foz um homem de 35 anos pelo crime de desobediência, suspeito de estar infetado com COVID-19 7 Apr 2020, 2:06 pm






Segundo informa a PSP através de comunicado:«No dia 5, pelas 14h00, foi detido na Rua da República na Figueira da Foz, um homem de 35 anos, pela prática do Crime de Desobediência. Com conhecimento de que o suspeito andaria a fazer compras numa superfície comercial, daquela cidade e por constar na listagem de vigilância ativa, fornecida pela DGS, prontamente os agentes se deslocaram para o local»
Informa ainda a mesma nota que «Aí, após constatarem a veracidade da informação, os agentes que cumpriram todos os procedimentos quando se deparam com um suspeito de estar infetado com o COVID - 19, informaram-no que se encontrava em incumprimento da medida de confinamento obrigatória e obrigaram-no a deslocar-se de imediato para a sua residência, ao que o mesmo acatou, tenho sido acompanhado à distância por esta polícia»

PSP interceptou duas pessoas com Mandato da Detenção na Figueira da Foz 7 Apr 2020, 2:03 pm




No dia 4 de abril, no seguimento de uma investigação levada a cabo por elementos afetos à Esquadra de Investigação Criminal da Divisão Policial da Figueira da Foz, foi possível localizar e intercetar, um homem e uma mulher de 41 e 42 anos, respetivamente, que estavam atualmente a residir naquela cidade.
Segundo informa comunicado da PSP «Os indivíduos, que, sobre os mesmos pendia um Mandado de Detenção, são suspeitos de serem autores de várias burlas e furto de duas viaturas, crimes estes perpetrados no Luxemburgo. No decorrer das diligências processuais, apurou-se que ambos tinham fugido daquele país com as viaturas furtadas, e, que também durante uma estadia na zona do Algarve, ambos, através da prática do Crime de Burla, subtraíram a um cidadão uma elevada quantia monetária. Assim, foi encontrada a quantia de 5.000€ em notas do BCE, que estavam dissimuladas no contador da água, as chaves dos veículos, e uma outra, pertencente a um outro veículo, que se encontra apreendido na GNR de Olhão, foram localizadas as viaturas que se encontravam escondidas nas traseiras de uma casa desabitada»
Refere ainda o mesmo comunicado que «foi ainda apreendido um robot de cozinha, conhecido por Bimby, por haver conhecimento de que o mesmo havia sido subtraído de um estabelecimento comercial na zona do Algarve.Todos os itens foram apreendidos e os suspeitos foram constituídos Arguidos e sujeitos a Termo de Identidade e residência».


Montemor-o-Velho: já pode comprar em sua casa 7 Apr 2020, 1:57 pm




De forma a evitar deslocações desnecessárias e apoiar o comércio local, o Município de Montemor-o-Velho lançou hoje a plataforma digital Compra Cá Dentro. Acessível através da página http://compracadentro.cm-montemorvelho.pt, a plataforma agora criada permite consultar e entrar em contacto com os estabelecimentos comerciais do concelho de Montemor-o-Velho que dispõem de serviços à população neste período de emergência, no âmbito da COVID-19. 

A página resulta de um levantamento feito, em tempo recorde, pela Câmara Municipal de Montemor-o-Velho em colaboração com as Juntas de Freguesia do concelho. 
“Queremos que os Munícipes continuem a proteger-se ficando em casa, mas também queremos que façam as suas compras no comércio local concelhio. Essa foi a base de partida desta plataforma digital”, recordou Emílio Torrão. O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, que acredita que, "depois da pandemia, o paradigma do comércio vai mudar e, nesse sentido, o Município de Montemor continua na linha do progresso”, deixa um apelo aos empresários locais para que "informem dos serviços que têm disponíveis para que possam estar, também, unidos nesta nossa plataforma”.

Na “Compra cá dentro” pode ficar a saber os estabelecimentos do comércio local que continuam abertos, qual o serviço que estão a prestar nesta fase, os contactos, o tempo de entrega e a forma de pagamento. A informação está agrupada por freguesia e por setor de atividade. Nesta primeira fase, estão elencadas as empresas que fornecem bens essenciais (supermercados e mini mercados, restaurantes em take away, farmácias, mercearias, padarias, papelarias, talhos e peixarias), mas é intenção do Município de Montemor-o-Velho alargar o diretório a todo o comércio local concelhio.

Para Emílio Torrão, esta é uma demonstração de que “a crise também pode criar oportunidades e ideias positivas. Estou certo que a “Compra cá dentro” vai marcar a dinâmica comercial no concelho de Montemor-o-Velho no futuro.”

12.442 casos em Portugal e 9 na Figueira da Foz (COVID-19) 7 Apr 2020, 1:54 pm





Numa altura em que último balanço da DGS dá conta de 345 mortes e 12.442 casos de Covid-19 em Portugal. Mais 34 óbitos e 712 infectados em relação a ontem. O número de infectados no concelho da Figueira da Foz continuam a ser 9, segundo informa o seguinte endereço: https://covid19.min-saude.pt/.




*Informação verificada, dia 7 de Abril pelas 14h50.

Município da Figueira da Foz distribui Equipamentos de Proteção Individual a Instituições de Solidariedade Social do concelho 7 Apr 2020, 1:47 pm






No âmbito das estratégias para prevenção e controlo da infeção pelo novo Coronavírus (COVID 19), o Município da Figueira da Foz deu hoje início à distribuição de 5000 Equipamentos de Proteção Individual (EPI´S), compostos por: batas de atilhos em polipropileno; luvas descartáveis em latex; óculos de proteção; máscaras FFP2; proteção para pés em polipropileno; toucas descartáveis, a 31 instituições de Solidariedade Social do concelho. Os EPI´s, que tiveram um custo de cerca de 53.000€, serão entregues no decorrer desta semana, por funcionários municipais. De acordo com a vereadora da Ação Social e Saúde, esta medida é uma resposta célere, abrangente e de extrema importância para as IPSS´s locais, que tiveram um acréscimo de despesa inesperado com materiais cujos valores de mercado estão sobrevalorizados. Para a autarca, esta é uma fase em que é claramente visível a importância que o setor social assume na nossa sociedade, assegurando cuidados à população idosa e dependente, absolutamente prioritários para o Município. Diana Rodrigues salientou na reunião de câmara de dia 06 de abril que “Estas são as entidades que estão a cuidar e a acompanhar as franjas mais vulneráveis da população, que está mais exposta aos perigos desta pandemia”. A autarca manifestou confiança no trabalho das IPSS´s, às quais agradeceu, reconhecendo o trabalho difícil e diário, na “linha da frente a cuidar dos nossos idosos, das nossas crianças”, naquilo que classificou como um “esforço louvável, no atual contexto”.

Município da Figueira da Foz atribui apoio financeiro às IPSS´s do concelho 7 Apr 2020, 1:46 pm





Através do seguinte comunicado, o Município da Figueira da Foz, informou que irá atribuir apoio financeiro às IPSS´S do concelho: 


Atendendo à atual situação social e económica que o país atravessa, decorrente do surto pandémico de coronavírus (COVID-19) que, infelizmente, tem assolado praticamente todo o mundo, tornou-se imperativo apoiar aqueles que, numa luta diária, apoiam as franjas mais vulneráveis da população (idosos, menores institucionalizados, pessoas em situação de sem-abrigo…). Neste sentido, acredita-se ser esta a altura mais indicada para apoiar financeiramente as Instituições de Solidariedade Social (IPSS´s) e entidades equiparadas com sede ou delegação no Município da Figueira da Foz, para que estas possam continuar a desempenhar o trabalho que tão bem conhecem e exemplarmente desenvolvem junto daqueles que, numa altura difícil como aquela em que todos vivemos, não têm qualquer rede de suporte familiar que os acolha ou que lhes possa prestar os cuidados básicos de alimentação, saúde e higiene. Neste contexto, foi aprovado em reunião de Câmara, do dia 06 de abril de 2020, o adiantamento de parte da verba destinada ao Apoio Regular ao seu funcionamento, no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio às IPSS´s (RMAI) que, no ano de 2020, é de 125.000,00€. Assim, foi aprovada a concessão de 70% do valor atribuído às entidades candidatas ao Apoio Regular no âmbito do RMAI de 2019 e, às restantes IPSS´s ou equiparadas, que têm sede ou delegação no Município, mas que não concorreram a este apoio no ano transato, a atribuição de 70% do valor atribuído à entidade que obteve menor apoio naquele ano. O valor de 94.722,42€, a atribuir nesta fase, será distribuído por 40 instituições, sendo o principal objetivo colmatar, de imediato, as necessidades resultantes da pandemia da COVID-19, sendo posteriormente este valor deduzido ao montante a atribuir às candidaturas entradas no período extraordinário, que decorrerá de 01 a 30 de setembro de 2020.

Município da Figueira da Foz antecipa pagamento de apoios financeiros aos clubes desportivos 7 Apr 2020, 1:44 pm







Através de nota de imprensa, o Municipio informa que «consciente dos constrangimentos provocados pelo surto pandémico do novo Corona Vírus/Covid-19 e os efeitos negativos que tal situação criou aos clubes desportivos, que se viram forçados, de forma inesperada, a interromper as suas atividades, o Município, decidiu alterar o procedimento de pagamento dos apoios financeiros à atividade regular dos clubes que, previsto no Regulamento Municipal de Apoios ao Desporto». 

Refere ainda o mesmo comunicado que« excecionalmente, em vez do pagamento ser feito em 4 tranches, no final de cada trimestre do ano, o mesmo será realizado em duas tranches, a pagar no primeiro semestre de 2020. Com esta proposta de pagamento, aprovada por unanimidade em reunião de câmara de 06 de abril, o Município antecipa um apoio financeiro no valor global de 165.000,00€ euros, a 38 clubes desportivos do concelho». 

A vereadora do Desporto, Mafalda Azenha considera esta medida “é da maior relevância, nesta altura em que os Clubes têm a sua atividade suspensa e por consequência, muito dificultada no que são os seus compromissos, poder auxiliar no esforço mensal que tem de enfrentar.” Com a insegurança que o futuro nos traz, a autarca salienta que “cabe-nos sermos solidários para com as forças vivas da Figueira, entender as suas dificuldades e dar-lhes pelo menos uma certeza, a de que o Município estará sempre presente nos momentos difíceis.”

Biblioteca Municipal Pedro Fernandes Tomás com programa de atividades online 6 Apr 2020, 10:32 am





Após o encerramento dos seus espaços culturais, no âmbito das medidas de contenção da COVID 19 e com o objetivo de estimular o distanciamento social por meio da ampliação do acesso e da oferta de conteúdos nas redes sociais, o Município da Figueira da Foz vai dar início esta semana a um programa de dinamização de atividades online “A Biblioteca está Online”, na página de Facebook da Biblioteca Municipal Pedro Fernandes Tomás www.facebook.com/P.FernandesTomas/. As iniciativas são dirigidas a diversos públicos e contam com a colaboração de vários leitores da Biblioteca, colaboradores regulares e outros que gentilmente se disponibilizaram para colaborar, partilhando conteúdos ou criando novos Do programa constam; - Quem Conta Um Conto" | Sessões de leitura de contos infantis de diferentes autores Segunda, quarta e sexta-feira às 10h30 As crianças podem sugerir contos para bibloteca.municipal@cm-figfoz.pt - "Minutos de Poesia" | Sessões de leitura e declamação de poesia pela voz de convidados Terças-feiras às 19h00 - “Leituras Partilhadas por ..." | Momentos de leitura pela voz de convidados, para partilhar os próprios textos ou as suas escolhas” Quintas feiras às 15h00 - “Revisitar as 5as de Leitura” - emissão das gravações de vários encontros com escritores no âmbito do projeto de promoção e incentivo à leitura 9, 16, 23 e 30 de abril às 21h30m. - "Vamos fazer..." |Sugestões de atividades criativas para realizar em família Sábados às 15h00 O programa irá ser complementado com outras atividades, que estão a ser ultimadas, e as das quais em devido tempo daremos nota. A curto prazo o Município prevê poder alargar a oferta de atividades online, nas páginas de outros equipamentos culturais municipais.

Município da Figueira da Foz cria, em parceria com ACIFF e IEFF, linha de atendimento telefónico de apoio a trabalhadores e empresários 4 Apr 2020, 7:19 pm






Com o objetivo de esclarecer as dúvidas dos trabalhadores e dos empresários, relativamente às medidas tomadas pelos Governo para fazer face ao impacte da epidemia da COVID-19 na atividade económica, empresas e emprego, o Município da Figueira da Foz criou, em parceria com a Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz e da Incubadora de Empresas da Figueira da Foz, um Centro de Atendimento Telefónico que irá funcionar a partir da próxima segunda feira, 6 de abril, entre as 9h00 às 18h00. 


O atendimento será assegurado por técnicas especializadas, das três instituições. Município da Figueira da Foz:

Ana Heitor - 964 246 980 (ana.heitor@cm-figfoz.pt)
Paula Brás - 966 824 802 (paula.bras@cm-figfoz.pt)

Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz – ACIFF
Carla Batista – 233401322 (geaciff@aciff.pt)

Incubadora de Empresas da Figueira da Foz – IEFF
Dulce Caramelo – 233407031 (projetos@ieff.pt)

COVID-19 | Montemor-o-Velho alerta automobilistas com outdoors 4 Apr 2020, 7:18 pm





“Apostar na prevenção, mudar comportamentos e reforçar o sentido cívico de todos” foram alguns pressupostos avançados pelo presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, aquando da preparação da campanha de rua dirigida aos automobilistas. “A luta contra a pandemia exige um esforço de todos e os efeitos da COVID-19, por muito que desejemos o contrário, vão continuar a fazer-se sentir durante muito tempo. Queremos relembrar que se todos fizermos a nossa parte será mais fácil”, reforçou. Desde 31 de março, junto à rotunda do Tribunal e na rotunda Alves Barbosa, na ex-EN 111, a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho concretiza mais esforço na contenção da COVID-19 e fortalece a mensagem de combate à doença: “Está nas suas mãos. Proteja-se a si e aos outros”. Numa altura festiva e propícia às deslocações para passear ou para visitar a família e amigos, a campanha incentiva a que #Montemorficaemcasa e desafia os automobilistas a seguirem-lhe o exemplo.

Serviços de creche assegurados por 4 instituições do concelho da Figueira da Foz 1 Apr 2020, 11:27 pm





Os profissionais de saúde, das forças de segurança, bombeiros e todos os outros que se encontrem mobilizados para o serviço presencial nesta fase de excepcionalidade e emergência desencadeada pela epidemia passam a dispor de um local de acolhimento para os seus filhos ou outros dependentes a cargo, na ausência de soluções alternativas. Neste contexto, no concelho da Figueira da Foz, encontram-se a funcionar as seguintes instituições:



Centro Paroquial de Solidariedade Social de Buarcos
233 413 861
Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) - Centro de
Estimulação Precoce da Fontela
233 492 630
Conselho de Moradores da Borda do Campo
233 941 205
Centro Social da Cova e Gala – Creche e Jardim de Infância da Morraceira
233 431 134


Estas instituições irão assegurar o atendimento a crianças entre os quatro meses e os seis anos de idade (creche e jardim de infância), com um período de funcionamento entre as 8h00 e as 19h00, ininterruptamente, bem como o acolhimento noturno para todos os agregados familiares que o solicitem, particularmente dirigido àqueles que trabalham em regime de turnos. Os serviços serão assegurados por recursos humanos qualificados (educadoras e ajudantes de ação educativa) com comprovada experiência e os espaços funcionarão de acordo com um rigoroso plano de contingência e equipamentos de proteção adequados às exigências emanadas pela Direção Geral de Saúde.

Município da Figueira da Foz preparado para ativar Plano de Evacuação de Entidades com Estruturas Residenciais 31 Mar 2020, 11:23 pm







No âmbito das estratégias para prevenção e controlo da infeção pelo novo Coronavírus (COVID 19) e considerando as orientações da DGS – Direção Geral da Saúde, entendeu o Município da Figueira da Foz criar um Plano de Evacuação Entidades com Estruturas Residenciais que, segundo a vereadora da Ação Social e Saúde, Diana Rodrigues, “define os procedimentos necessários para a operacionalização de uma ação rápida e concertada perante uma eventual situação crítica nas respostas residenciais do concelho, sejam elas destinadas à população idosa, pessoas com deficiência, infância e juventude.” Resultando da articulação entre os serviços municipais (Ação Social, Proteção Civil Bombeiros e Sistema de Informação Geográfica -SIG) e a Unidade de Saúde Pública, o plano garante a estas entidades, que prestam diariamente apoio a populações especialmente vulneráveis, uma resposta efetiva, ao nível dos espaços de acolhimento, transporte e recursos, bem como toda informação, segurança e apoio, indispensáveis neste contexto tão exigente. Toda a informação relativa às estruturas em apreço (número de utentes, número de colaboradores, características, …) e espaços de acolhimento estarão agregadas e georreferenciadas numa plataforma que servirá de base a toda a operacionalização do plano. 1 O Município dispõe de 120 camas e vários espaços de acolhimento em diferentes zonas do concelho. Diana Rodrigues considera que “o apoio a estas entidades e o cuidado e segurança da população são absolutamente prioritárias para o Município, pelo que todos os esforços estão a ser feitos para que tal seja garantido”. A autarca garante que todas as “ações serão sempre articuladas com a Unidade de Saúde Pública”.

Covid-19: Município da Figueira da Foz criou linha de apoio ao isolamento para ajudar a lidar com a pandemia 31 Mar 2020, 11:15 pm






O Município da Figueira da Foz tem desde a passada segunda-feira, dia 30 de março de 2020, uma linha telefónica de apoio ao isolamento, cujo objetivo é ajudar a comunidade a lidar com as situações de ansiedade e inquietude, durante o período da pandemia de Covid-19. A linha de apoio, funciona de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00, através do 966 968 835, e garante confidencialidade e anonimato aos utilizadores. O atendimento, assegurado por profissional da área da psicologia, destina-se a toda a comunidade, mas em particular a pessoas em isolamento profilático decretado pelas autoridades de saúde e a cidadãos maiores de 60 anos ou em situação vulnerável.

Page processed in 1.115 seconds.

Loading Offers..
Home Privacy Policy